Como Escolher Um Domínio De Qualidade – Curso de Hospedagem – Aula 3

Você precisa saber como escolher um domínio de qualidade para o seu site. É preciso analisar, pensar e escolher a melhor opção para ser o endereço do seu projeto na Internet. Vamos aprender?

Como Escolher Um Domínio

Como Escolher Um Domínio

Separamos quatro pontos essenciais para se pensar na hora da escolha e pesquisa do endereço. Veja:

  • Relação com o conteúdo do site: O domínio precisa estar relacionado com o conteúdo ou com a marca do site. Essa relação ajuda o usuário a identificar o conteúdo do site antes mesmo de acessa-lo.
  • Palavra Chave: Se você conseguir um domínio com a principal palavra chave do seu site, estará na frente dos demais. A palavra chave ainda é um fator de ranqueamento nos resultados de busca.
  • Endereço fácil de ser lembrado: O seu endereço online precisa ser fácil de ser lembrado. Lembra na aula 1 que você aprendeu que usamos domínios no lugar de IPs? Não adianta usar um domínio e deixa-lo tão complicado de lembrar com os IPs.
  • Endereço curto e simples: Quanto mais curto e simples você conseguir deixar o seu endereço, melhor. É verdade que os melhores domínios já estão registrados, porém, ainda existem diversos nomes livres de qualidade. Analise as opções que você tem, veja se entre elas existe um endereço simples, de fácil acesso.

Principais Erros Na Escolha do Domínio

Na busca por um endereço de qualidade, alguns usuários acabam errando feio e registrando os piores domínios. Separemos alguns dicas do que não fazer na hora de registrar um domínio. Para saber como escolher um domínio de qualidade, também é importante saber o que não fazer:

  • Não use abreviações desconhecidas: Abreviar alguns termos pode ser útil, porém, faça isso para termos que todos conhecem. Evite criar uma nova abreviação, as pessoas certamente não irão reconhecer o seu endereço.
  • Não use palavras complexas: Existem domínios na internet que foram criados para não serem acessados (rsrs). Algumas palavras são inventas e ficam tão complexas que chega a ser impossível digitar o endereço no navegador. Essa dica também vale para os domínios que vão levar o nome da marca. Veja se aquela marca não é complexa a ponto das pessoas não saberem seu nome.
  • Não use palavras que geram dúvidas: É comum termos palavras com dois “esses” (SS) no nome, ou com a letra C ou Cedilha. Em alguns casos, isso pode gerar dúvidas ao usuário na hora de escrever o domínio para o acesso. Se não for possível evitar palavras assim, considere registrar uma variação do domínio. Registre o mesmo endereço, com 1 e 2 “esses” ou no caso, usando a letra C e o Cedilha. As principais extensões já aceitam acentuação* no endereço.

*Os domínio com acentuação são endereços diferentes do domínio sem acentuação,  ou seja, é necessário um novo registro e um novo pagamento.

Exemplos

Para ajudar a exemplificar as dicas que passamos, veja os exemplos abaixo e possíveis alternativas. Observe como a segunda opção é mais fácil de escrever, lembrar e ainda mantem a palavra chave no endereço:

  • meublogdeartigosdeseo.com / artigosdeseo.com
  • osmelhoresapartamentosemsp.com / apartamentosemsp.com

Domínios Famosos

Escolhemos alguns domínios famosos para inspirar você a escolher um domínio de qualidade. Veja os exemplos:

  • Google.com
  • CNN.com
  • WordPress.org
  • JovemPan.com.br
  • ig.com.br
  • sky.com.br
  • ma.tt
  • fb.com / facebook.com

Conclusão

Como dica final, pense na hora de registrar o seu domínio. É muito importante saber o motivo da escolha daquele endereço para ser o seu site. Faça pesquisas de disponibilidade até encontrar o melhor endereço para o seu site na Internet. Quando encontrar o domínio ideal, registre. Registre! Registre! Não deixe para ao semana que vem, nem mesmo para o dia seguinte.

Está gostando do curso de hospedagem e domínio? Já está anotando algumas opções para ser o seu endereço? Deixe o seu comentário e vamos conversando. Aproveite e compartilhe esse conteúdo com os seus amigos nas redes sociais e avalie com até 5 estrelas.

Como Escolher Um Domínio De Qualidade – Curso de Hospedagem – Aula 3
4.7 (93.33%) 3 votes

Deixe um comentário

[eBook] 11 dicas para deixar o seu site WordPress mais Seguro!
Baixar Ebook
close-image

[eBook] 11 dicas para deixar o WordPress Seguro

Informe abaixo o seu melhor e-mail para receber gratuitamente o Ebook com 11 dicas para deixar o WP mais seguro.

Baixe o Ebook Grátis: