O que é o arquivo htaccess e como utiliza-lo

Publicado em 11 de julho de 2017 / Categoria(s): Artigos, htaccess

O que é o arquivo htaccess e como utiliza-lo? Certamente essas são as perguntas que você fez ao encontrar esse arquivo nos diretórios do seu plano de hospedagem. Neste artigo eu vou explicar o que é o arquivo htaccess e como utiliza-lo na configuração do seu servidor. Vamos aprender?

O que é o arquivo htaccess

O que é o arquivo htaccess

Este arquivo sem nome, com a extensão .htaccess é um arquivo de configuração do Servidor Web Apache. O htaccess é utilizado para o controle de diversos parâmetros, entre eles restringir acessos, redirecionamentos, páginas de erro (403, 404, entre outras), URLs amigáveis, etc.

Se você já habilitou as URLs amigáveis no WordPress, certamente usou o arquivo htaccess, mesmo sem saber, afinal, é nele que o sistema gravou os parâmetros necessários para que as URLs funcionassem corretamente.

Como Funciona o htaccess

O arquivo funciona em servidores web ou planos de hospedagem mantidos com o servidor apache. Ao inserir um comando no htaccess, este irá ser válido também para todos os diretórios dentro daquele principal.

Exemplo: Pense que você tem um site no diretório site e dentro deste, vários subdiretórios, ao definir um htaccess no diretório site com um parâmetro que limite o tamanho máximo de um arquivo para upload, todos os subdiretórios do diretório site também terão essa limitação.

Exemplos de Uso do htaccess

Confira alguns exemplos de utilização do arquivo htaccess. Dica: Caso queira fazer teste no seu plano de hospedagem ou servidor, recomendo criar um subdomínio e usar apenas este para os testes, pois se você inserir qualquer informação incorreta no htaccess do seu site, o mesmo irá sair do ar, em alguns casos um simples espaço, em branco, já causa problemas.

Redirecionamentos

O exemplo acima redireciona o seu site para o google.com:

RedirectMatch ^/$ http://google.com

O exemplo abaixo redireciona o seu site de HTTP para HTTPS (SSL). Use apenas se você realmente tiver um SSL instalado:

RewriteEngine On 
RewriteCond %{SERVER_PORT} 80 
RewriteRule ^(.*)$ https://www.seusite.com.br/$1 [R,L]

O exemplo abaixo redireciona o seu domínio sem o WWW para o domínio com o WWW. Use apenas se você já tiver previamente configurado a entrada DNS do seu domínio para responder ao subdomínio WWW, do contrário você poderá tirar o site do ar e ou criar um redirecionamento em loop:

RewriteEngine on
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^seusite.com.br [NC]
RewriteRule ^(.*)$ http://www.seusite.com.br/$1 [L,R=301]

Conclusão

O arquivo htaccess é uma excelente opção para quem tem uma hospedagem em servidor apache. Quando configurado corretamente o htaccess pode ajudar a otimizar o seu site, deixa-lo mais seguro, resolver problemas de páginas não encontradas e redirecionar URLs antigas para novas, entre inúmeros recursos. Em breve irei postar artigos abordando com mais detalhes algumas das funções do htaccess

Fonte: https://httpd.apache.org/docs/2.2/pt-br/howto/htaccess.html

20 Plugins Essenciais Para WordPress

Download
Grátis

Versão 2017
Atualizada e Revisada
DOWNLOAD
IMPORTANTE: Envio IMEDIATO!
close-link