Domínio com ou sem o WWW? Como Devemos Usar?

Publicado em 6 de julho de 2017 / Categoria(s): Artigos, Domínios

Usar o domínio com ou sem o WWW no começo do endereço? Essa é uma das dúvidas de quem está começando o seu primeiro site. Neste artigo eu vou abordar e esclarecer essa dúvida de uma forma clara e objetiva. Vamos aprender?

Domínio com ou sem o WWW?

O que é o WWW

Para aqueles que não sabem, o WWW no início dos domínios é na verdade um Subdomínio. Do mesmo jeito que um blog.meusite.com é um Subdomínio, o www.meusite.com também é.

Com ou Sem o WWW

De início já quero esclarecer que o uso do domínio, da URL ou link do seu site com ou sem o WWW no início é uma questão de preferência. Não existe qualquer fator técnico que irá melhorar ou prejudicar o seu site.

Se você usa o seu domínio sem o WWW, continue usando. E se você usa com o WWW, continue usando. Não existe motivos para querer mudar, especialmente para um site que já está publicado e ranqueado nos buscadores (Google).

SEO

Existem pessoas que defendem o uso ou não do WWW para fins de SEO. Não existe qualquer prova técnica de que um domínio tenha vantagem pelo fato de usar ou não o subdomínio WWW no começo do endereço.

É importante ressaltar que, para fins de SEO, o site e todas as suas páginas devem estar configurados para apenas um dos endereços. Como já disse acima, se você já usa o WWW no começo do domínio, continue assim, e se você não usa, não é preciso passar a usa-lo.

Redirecionamento

Outra questão importante é certificar-se de que o seu site possa ser acessado usando os dois endereços (www.meusite.com e meusite.com), porém, que exista um redirecionamento, para evitar conteúdo duplicado.

Para ficar fácil a compreensão, vou explicar usando os dois possíveis cenários:

Site com o WWW (www.meusite.com)

Neste caso, o site já usa o WWW e deve continuar usando, porém, é importante que o domínio meusite.com redirecione para www.meusite.com, para que apenas um dos endereços possa ser indexado pelos buscadores e nunca os dois.

Site sem o WWW (meusite.com)

Neste segundo caso, o site não usa o WWW, e não é preciso começar a usar, porém, também é preciso criar um redirecionamento, porém, o endereço www.meusite.com deve redirecionar para meusite.com, assim os usuários do site poderá acessa-lo, independente da forma que o endereço for digitado no navegador.

A melhor forma de realizar esse redirecionamento é a nível de servidor. Se o seu servidor web for apache, você pode realizar o redirecionamento com o .HTACCESS de forma rápida e fácil. Evite redirecionamento via PHP ou outras linguagens de programação.

Conclusão

Para concluir, lembre-se de que usar ou não o WWW no começo do seu domínio é uma questão de preferência. Não prejudica ou ajuda um site a ter melhores posições nos buscadores.

Certifique-se de que, ambos os domínios do seu site (www.meusite.com e meusite.com) leve o usuário as páginas do seu site e não apenas um desses. Cada um tem a sua preferência na hora de digitar um domínio no navegador. O seu domínio precisa ser acessível com ou sem o WWW, para você não perder visitas.

20 Plugins Essenciais Para WordPress

Download
Grátis

Versão 2017
Atualizada e Revisada
DOWNLOAD
IMPORTANTE: Envio IMEDIATO!
close-link