Diferença Entre Cloud e VPS

Publicado em 4 de junho de 2018 / Categoria(s): Artigos.

Muitos não sabem a diferença entre Cloud e VPS ao pesquisar um servidor para o site ou loja virtual. É muito importante que você entenda os principais pontos e a diferença entre esses modelos de servidor. Se você chegou neste artigo, provavelmente você tem a mesma dúvida.

Vou seguir a seguinte ordem para explicar a diferença entre os modelos de servidor:

Vídeo

Que tal aprender mais com um vídeo?

Cloud

O Cloud é um servidor virtual formado por várias maquinas físicas. Por exemplo: Pense que em um Data Center com 100 servidores físicos, cada um com 1GB de memória. Essas maquinas poderiam formar um único servidor Cloud com 100GB de memória.

Agora imagine que a memória de duas, das 100 maquinas, pare de funcionar. O Cloud ainda consegue funcionar, porque lhe restam 98GB de memória.

É claro que outros recursos das maquinas físicas também irão formar o servidor Cloud. Entre eles, processador e discos rígidos (HDs).

A vantagem deste modelo de servidor é que a manutenção pode ser feita sem a necessidade de parar o servidor virtual. Isso significa que é possível tirar uma maquina com problemas e adicionar outra. Não é preciso reiniciar o servidor virtual.

Principais Pontos do Cloud

VPS

O VPS (Virtual Private Server) ou Servidor Virtual Privado, é um servidor virtual formado dentro de uma única maquina física. Todo o funcionamento daquele VPS depende do hardware físico de 1 servidor.

Neste modelo será necessário desligar a maquina para a manutenção ou substituição de hardware defeituoso.

Principais Pontos do VPS

Diferença Entre Cloud e VPS

Como você pode observar acima, a diferença está em como esses servidores são virtualmente montados.

O Cloud é aquele servidor montado a partir de várias maquinas físicas. Quando ocorre um problema em uma daquelas maquinas, o servidor Cloud não é afeta. Isso acontece porque o sistema não depende de uma única maquina física para funcionar.

O VPS, por outro lado, depende fisicamente de uma única maquina. Aquela maquina pode alocar vários servidores virtuais, mas tudo depende do mesmo hardware para funcionar. Esse tipo de plataforma traz mais riscos de downtime (Indisponibilidade), uma vez que são necessárias paradas completas para a troca de hardware e manutenções.

Investimento

Os preços de Cloud e VPS são baixos, devido a evolução da tecnologia e alta concorrência, mas eles ainda estão distantes um do outro.

Você consegue encontrar ofertas muito econômicas de VPS. Há muitos VPS com alguns gigas de espaço em disco e poucos megas de memória.

Com o Cloud, será necessário investir um pouco mais para ter um servidor com pelo menos 1 vCPU e 1 GB de memória.

VPS ou Cloud: Qual Escolher?

DIFERENÇA Entre CLOUD e VPS

Agora que você já sabe a diferença entre Cloud e VPS deve estar se perguntando: Qual escolher? Qual é melhor? Depende (Desculpe o clichê)! Você precisa analisar em que momento o seu site e negócio estão.

Caso o seu site esteja crescendo em um ritmo acelerado e você precisa constantemente de mais recursos e mais uptime (Disponibilidade), sem dúvida uma plataforma Cloud será a melhor escolha. Neste tipo de plataforma as paradas para manutenção são quase inexistentes.

Por outro lado, caso você precise de um ambiente dedicado, mas ainda não pode investir em um Cloud, comece um VPS, mas deixa um plano de migração preparado para o Cloud, certamente você irá precisar. Também é importante lembrar que, ao escolher um VPS, você poderá ter um downtime maior. Existe um risco maior de manutenções e quedas no servidor físico.

Outro ponto a considerar são os upgrades (Adição de recursos, como processadores e memórias). Na plataforma Cloud você terá uma flexibilidade maior, podendo aumentar os recursos quando precisar e depois retira-los. No VPS essa mudança não é tão simples, em alguns casos não é possível voltar a configuração anterior devido a limitações técnicas do servidor e da arquitetura.

Conclusão

Antes de assinar o servidor virtual para hospedar o seu projeto, pesquisa bastante. Leve em consideração o investimento necessário em cada plataforma, o tempo de uptime e possíveis problemas. Também é importante avaliar em que momento o seu site está, para fazer uma boa escolha. Você não precisa começar pagando caro em um Cloud se um VPS atende a sua demanda, mas, por favor, se o seu site está crescendo bastante, por isso, cuide dele, invista em uma plataforma mais estável. Use um Cloud.

Diferença Entre Cloud e VPS
5 (100%) 4 votes

20 Plugins Essenciais Para WordPress

Download
Grátis

Versão 2018
Atualizada e Revisada (Junho de 2018)
DOWNLOAD
IMPORTANTE: Envio IMEDIATO!
close-link