Diferença Entre Blog e Site

Compartilhe Conhecimento:

Quando iniciamos na área de desenvolvimento web, logo ficamos com a dúvida sobre a diferença entre blog e site. Afinal, será que são a mesma coisa? Continue lendo para aprender a diferença entre blog e site.

Vídeo Sobre a Diferença Entre Blog e Site

Comece aprendendo com um vídeo do nosso canal no YouTube:

O que é site

Para que você entenda melhor, vou começar explicando o que é um site. Um Site (Sítio, em português) ou Website (Sítio ou lugar na Web) é basicamente qualquer página online com algum hipertexto. Não importa se existe apenas uma página ou uma página index com acesso a milhares de outras páginas, estas ainda serão um site, independente da quantidade.

Seguindo a explicação acima, podemos afirmar que todas as páginas ou conjunto de páginas presentes na Web são Sites.

Abordarei em um artigo futuro a diferença entre os tipos de site (Loja Virtual, Blog, Fórum, Hotsite, etc).

O que é Blog

O Blog é um site assim como qualquer outro, porém, possui uma estrutura que permite a sua atualização através de artigos ou de posts. Geralmente a estrutura da sua página inicial exibe os últimos artigos publicados, sendo o mais recente no topo e os mais antigos um abaixo do outro.

Podemos afirmar que todos os blogs são sites, porém, nem todos os sites são blogs.

Diferença Entre Blog e Site

Diferença Entre Blog e Site

Como você deve ter percebido, a principal diferente está na forma com que o conteúdo será apresentado ao leitor da página. Um Site irá apresentar um conteúdo mais formal, com páginas sobre a empresa ou serviço da marca. O Blog apresenta uma estrutura de posts, organizados em categorias ou tags. Geralmente os blogs possuem uma linguagem mais informal e atualizações com novos conteúdos mais frequentes que os Sites.

Blog

  • Páginas com atualizações frequentes;
  • Conteúdo organizado por categorias e tags;
  • Linguagem informal;
  • Atualizado com artigos ou posts.

Site

  • Páginas com poucas atualizações;
  • Conteúdo organizado por um mês principal;
  • Linguagem formal
  • Com informações de produtos, serviços e contato da empresa

Site e Blog Não São “Concorrentes”

É importante você saber que os Sites e Blogs não são concorrentes, melhor ou pior que o outro. Cada um possui uma finalidade e atende uma determinada demanda. Em muitos casos as empresas ou pessoas adotam as duas soluções como estratégia. É comum acessarmos um site institucional e este possuir um link para acesso ao blog da mesma marca, onde ambos formam um único Site, dentro do mesmo Domínio.

Aprenda o que é domínio na aula 1 do Curso de Hospedagem e Domínio.

Exemplos de Sites e Blogs

Qual Escolher

Um site tem o objetivo de informar seus leitores sobre uma empresa, pessoa, produto ou serviço. Geralmente possui páginas como Serviços, Portfólio, Contato, Quem Somos, etc.

O Blog tem o objetivo manter seus leitores atualizados sobre um ou mais assuntos, através de artigos (posts). É comum ser usado pelas empresas como ferramenta para comunicação com os seus clientes. Também é muito usado como estratégia para atrair pessoas interessadas em um determinado assunto e prospecta-las como cliente.

Analise qual a melhor opção para atender a sua demanda. Ressalto que, você não precisa escolher apenas uma solução, você pode ter um Site e Blog na mesma hospedagem de site, caso precise.

Conclusão

Agora que você já sabe a diferença entre Blog e Site, poderá escolher qual solução atende a sua necessidade (ou as duas). Lembre-se que, de qualquer forma você terá um Site na Internet. O que muda é a forma que o conteúdo será apresentado para os visitantes do Site.

Tenho um treinamento completo no site sobre o gerenciador de conteúdo WordPress, uma ferramenta poderosa usada em mais de 26% da Internet para a criação de Sites e Blogs. Continue aprendendo mais sobre Sites e Blogs no Curso de WordPress.

Deixe o seu comentário. Qual solução é melhor para você, um Site ou um Blog?

4.8
13

14 comentários em “Diferença Entre Blog e Site”

Deixe um comentário

Seu Site WordPress não está seguro! Baixe agora o eBook com dicas de segurança.
Baixar eBook
close-image