Curso de WordPress – Aula 2 – Como Instalar o WordPress.org

Olá pessoal nesta vídeo aula de WordPress eu mostro como instalar o WordPress. Caso vocês não tenham as informações de login, servidor e banco de dados, entrem em contato com o provedor de hospedagem para mais informações.
Não esqueça de deixar o seu comentário e se puder compartilhe com seus seguidores do Twitter e amigos do Facebook!
Curso de WordPress – Aula 2 – Como Instalar o WordPress.org
5 (100%) 1 vote[s]

79 comentários em “Curso de WordPress – Aula 2 – Como Instalar o WordPress.org”

  1. eu tenho que ter um dominio para fazer isso? é que ainda estou fazendo o meu site… e fiz o portal pelo dreamweaver, e quero fazer uma pagina de noticias pelo wordpress para me site … essas aulas se aplicam ao meu caso?

    • Olá Edy,

      Para publicar seu site na Internet, você precisa sim de um domínio e também hospedagem,

      Eu recomendaria você criar o site todo pelo WordPress, você teria uma administração melhor :)

  2. Aulas muito boas mesmo.em poucos dias já fiz varios teste .surgiu uma duvida:
    Depois de tudo criado como fazer para acessar o site sem o /wordpress?tenho que mudar a pasta de diretório?

    • Olá Oliveira, se você ainda não instalou o WordPress ainda, é bem simples, ao invés de você enviar a pasta “WordPress” envie apenas os arquivos que está dentro dela. Se o WordPress estiver instalado, você pode fazer um Backup dos posts e refazer a instalação enviando apenas os Arquivos da pasta “WordPress”.

  3. Olá Rick, estou iniciando o seu curso de WordPress e me surgiu algumas duvidas. eu já tenho que ter um blog pronto?, e na aula dois vc. fala em banco de dados,como instalo se ainda não tenho o blog. obrigado amigo e sucesso.obs. se puder me responda pelo e-mail.

  4. Pow cara, show de bola.
    mas assim, vc pode mostrar a aula com o filezila?
    e também explicar a aula pra quem não tem servidor pq daí o meu site ficaria (meusite.wordpress.com)
    é o mesmo processo? pode falar ai?

  5. Então se eu quiser usar o wordpress.org eu terei que contratar um servidor? e pagar mensalmente uma taxa “X”?

    ou eu poderei usar o wordpress.org e fazer um site tipo (meusite.wordpress.com)?

    Vou resumir o que eu queria, eu quero fazer um site no wordpress em que eu só precise pagar o domínio p/ ele (.com.br). na *** agente paga anualmente o domínio e fica com o site .com.br mas usando o painel de controle do wordpress. nao sei se isso é possivel pois eu só tinha usado o blogger até hje e eu sei que podemos usar o painel do blogger e ter um dominio .com.br

    • Rafael, você está confundindo 2 serviços. Veja bem:

      O WordPress.ORG é um gerenciador que você baixa e instala em um servidor. Não há como utilizar um domínio WordPress.COM nele.

      O WordPress.COM é um serviço grátis de blog que utiliza o WordPress como gerenciador, mas não é o mesmo, como exemplo, não tem plugins e acho pra mudar temas. Requer um domínio e Provedor.

      Se você realmente quer fazer um projeto de qualidade, recomendo o WordPress.ORG e uma hospedagem completa, no iConectado Host por exemplo, custa menos de 10 reais por mês um plano de qualidade. Você não acha que seu projeto merece esse pequeno investimento?

      Obrigado pela visita e comentário.

  6. Você falou sobre comprar o Iconectado Host….. tendo ele eu poderei usar o Cpanel?

    e outra coisa, eu peço uma video-aula sobre banco de dados usando um programa gratuito

    E ainda outra coisa, por qual link eu adquiro o Iconectado Host? nao achei o link dele no portal principal do seu site

  7. Olá Ricardo! As aulas são ótimas. É muito legal sua atitude de semear conhecimento de qualidade pra gente.
    Tenho uma dúvida, o site ficou “meusite.com/wordpress” Mas queria digitar no navegador somente “meusite.com” Vc ainda vai explciar como fazer isso nas próximas aulas? Como faço?

  8. o meu está dando erro segue abaixo a mensagem
    Não parece exisitir um arquivo wp-config.php. Preciso deste arquivo para começar.

    Precisa de ajuda? Nós temos.

    Você pode criar um arquivo wp-config.php através da web, mas isso pode não funcionar em alguns servidores. O mais seguro é criar um arquivo manualmente.

    Dei uma olhada e não sei o que fazer, vc poderia me ajudar?
    Obrigado!

    • Olá Mario, você pode usar o botão da página para criar o arquivo “wp-config.php” (Mais fácil) ou acessar o diretório e renomear o arquivo “wp-config-sample.php” para “wp-config.php”

      Obrigado por comentar, Abraço!

  9. Os vídeos são muito úteis, detalhados e didáticos até para quem não entende do assunto (eu). E por causa dos videos, aproveitando o momento da necessidade da compra de servidor para o seu portfolio, meu namorado contratou o do Iconectado. Parabéns pelo trabalho e obrigada pela ajuda!

  10. olá, eu tenho uma duvida.
    eu criei um blog pelo wordpress só que eu não tinha feito a instalação eu queria saber como faço a instalação mas sem que eu mude de endereço e que não mexa no meu blog, tipo que não apague nada, que as postagens continuem lá. Brigado pelo ótimo trabalho ^^

  11. Olá, Rick. Suas Vídeo aulas são demais… tenho aprendido muito com suas aulas. Mas gostaria se é necessário a configuração do arquivo WP-CONFIG-SAMPLE? e quais são os riscos que corro se não configurá-la? Espero que continue produzindo materiais assim de qualidade. Espero o Retorno…
    Um Forte Abraço.

  12. Oi Ricardo, comecei a ver suas video aulas de WordPress e você diz que irá ensinar a instalação do mesmo, tanto pelo servidor, quanto pelo computador. Mas não vi a instalação pelo computador. Você teria como ensinar como se faz?

    Parabéns…e boa sorte!

  13. Oi Ricardo, tudo bem? Queria tirar uma dúvida… Uma vez configurado um usuário e uma senha na instalação, eu tenho como modificar isso posteriormente? Obrigada.

  14. Cara tudo bom comecei a acompanhar suas aulas e to com dificuldade de criar o banco de dados pelo site que vc colocou na descrição do video 2 .

  15. Ricardo, tenho uma dúvida: instalei o wordpress no meu ftp em uma pasta chamada wordpress. Está instalado e funcionando normalmente. Mas se quiser que o wordpress fique na pasta raiz, para entrar no site direto, sem precisar colocar /wordpress eu posso apenas mover os arquivos do ftp para a raiz ou terei que instalar novamente?

    Obrigado
    Thiago

  16. Olá Rick, baixei o wordpress tudo direitinho. Mais quando vou extrair aparece o simbolo do Dreanwaver .Será que é por que tenho ele instalado também…
    Obrigado pela aula.
    Sucesso.
    Vicente Rodrigues.

    • Isso mesmo, Vicente, no caso se você clicar em um arquivo .php vai abrir o Dream, que é o seu Software padrão, isso não atrapalha em nada, uma vez que o WordPress é instalado no servidor. Abraço!

  17. ola. gostei muito dos 2 videos q vi, mas continuo sem entender a diferenca entre .com e .org: pela resposta q vc deu a pergunta de 3 de janeiro,no .org eu nao registro dominio? como assim? e no com tem q ter dominio e hospedagem. vc nao oferece hospedagem para o blog criado no .org.? me esclareca por favor! abrc

    • Luci, veja só: O WordPress.com é uma rede onde você pode criar blogs e ter um endereço “site.wordpress.com”, alguns compram o domínio e continuam com o blog, porém no WordPress.com você não tem E-Mails, Temas externos, plugins, ftp, ect. O WordPress.org é o que utilizamos no curso, com este você pode baixar e instalar, pode ter temas, plugins, ou seja, controle total sobre o mesmo e requer uma hospedagem e domínio, serviço que comercializamos no iConectado Host: https://hospedagem.iconectado.com.br/hospedagem-php/

      Qualquer duvida é só comentar! :) Abraço!

      • e meio confuso mas aos poucos vou entendendo. e se eu ja tiver comprado um dominio no wp.com ou em outro, mesmo assim posso usar a hospedagem do iconectado? e posso migrar para o wp.org sem problemas? obrgada

  18. Olá Rick, estou tentado fazer um blog com domínio próprio mas estou tendo muita dificuldade 9não sou muito boa nisto!), já comprei o domínio, fiz isso pelo o wordpress mesmo, já tenho o domínio com o nome do meu blog, mas não precisei instalar nada e nem contratar um hospedador. Minha dúvida é: ainda é preciso eu fazer isso?!

  19. Olá, boa tarde!
    Primeiramente parabéns pela iniciativa.
    Eu fiquei com uma duvida, na vídeo aula 2 você ensina a instalação online do WordPress, e na vídeo aula 1 você sita uma outra forma de instalação onde eu não preciso ter uma hospedagem, no caso posso estar utilizando no meu computador mesmo (eu não entendi bem a palavra que você falo mas é algo como opserv).
    Estou te fazendo esta pergunta porque pretendo criar um site, mas antes de pagar uma hospedagem e tudo mais eu quero aprender a usar o wordpress, e só após este aprendizado criar efetivamente o meu site da maneira online como você citou.
    Gostaria de saber como usar esta 2 opção citada na vídeo aula 1 (opserv ou algo parecido), neste meu primeiro momento que é de aprender a mexer no WordPress.
    Você pode me ajudar? Desde já Muito Obrigado!

  20. Boa noite,

    Eu tenho uma dúvida cruel. Eu só quero montar um blog simples, eu realmente preciso contratar um serviço de MYSQL com algum provedor ou posso pular esta etapa?

    Grato,
    Jonatas

  21. Suas vídeos aulas são ótimas! Obrigado por compartilhar seu conhecimento. Está sendo de grande ajuda suas aulas.
    Ainda não tenho um website, mas darei prioridade ao iConectado Host, quando eu estiver um site.

  22. Olá,estou meio perdido,eu usava antes o blogger,e estou migrando para o WordPress,e senti muita dificuldade nessa parte de hospedagem,vi que no Iconectado tem hospedagem,qual o plano que eu devo adiquirir para eu montar meu portifolio?
    Ps:Indique um plano mais em conta,pois sou pobre kkk

  23. Cesar, geralmente o usuário e senha são os mesmos, porém recomendo você solicitar ao provedor que quer os dados de acesso FTP, assim você recebe e não fica com essa duvida. Abraço!

  24. Parabéns pelas aulas, elas me levaram a contratar o serviço do I-Conectado de hospedagem, para colocar no ar um blog que idealizo.
    DÚVIDA: No momento de subir o WordPress, estou utilizando o CrystalFTP. mas não sei que usuário e senha devo utilizar.
    De onde vem esta informação ?

    Obrigado !

    • André, solicite ao nosso suporte técnico, no iConectado Host, os dados FTP da sua conta. Aproveito e faço uma recomendação, trabalhe com o SmartFTP ou Filezilla, são excelentes. Abraço!

  25. Antes de mais nada, parabéns e obrigado por toda a estrutura de cursos disponibilizada por sua empresa. Muito bom mesmo.

    Por favor, me explique uma coisa. Segui seu passo a passo, fiz a instalação do wordpress num diretório com esse mesmo nome (“wordpress”) na pasta “public_html” do meu site (depois de ter criado um banco de dados para essa primeira instalação). Tudo funcionou perfeitamente. Agora, para eu acessar esse primeiro blog, eu tenho que digitar o endereço do meu site mais /wordpress. Aí, eu entro direto no blog.

    Minha dúvida está justamente aí:
    (1) Como eu faço para ter mais de um blog instalado no mesmo site? Tenho que criar outra pasta e outro banco de dados?
    (2) Não tem uma maneira de eu criar o blog em um diretório que NÃO seja o diretório /wordpress?
    (3) Não tem como eu criar um endereço que não seja o endereço do meu site + esse “/wordpress” que eu sempre tenho que digitar (espero que você tenha entendido)?

    Muito obrigado pela atenção! Espero que você tenha um tempinho para me responder…

    • Luiz, Obrigado!
      Nesta aula, eu faço a instalação dentro da pasta “wordpress” por que uso o domínio principal, mas você não precisa, pode instalar diretamente eu seu domínio, confira este vídeo:

      Abraço!

  26. Olá… Algumas dúvidas.

    Quero iniciar a construção do meu site mas fico na dúvida se faço com Joomla ou WordPress. Qual e o melhor na sua opinião?

    Você tem a vídeo aula que ensina a fazer a instalação localmente?

    Obrigado

    • Warley, eu gosto muito do WordPress, é um excelente CMS. Não tenho a aula mencionada, recomendo você instalar diretamente em um servidor, sua experiencia será melhor. Abraço!

  27. Olá,tenho um site no wix.com, e gostaria de muda-lo para meu servidor, como o wix não permite, quero refazer o site em meu servidor com auxilio de suas aulas, porem o domínio já esta sendo utilizado pelo wix, e qdo vou seguir um dos passos de sua aula 2 (instalação), onde no browse coloco o domínio/wordpress, ele chama a pagina q esta no wix. Deu para entender? (não sei se posso por o nome de outra em presa aki, desculpe se não)
    Grato

  28. Rick,

    Tenho plano de hospedagem com uma empresa que utiliza o CPanel mas, meu DOMINIO esta em outra. Gostaria de instalar o WordPress mas sem ter apontar os DNSs para a nova hospedagem, o que faria meu site sair do ar. OU seja, quero configurar o novo site com o WordPress primeiro e quando ele estiver pronto, troco o DNS. É possivel? O pessoal da empresa me disse que não porque o wordpress utilizar mod_rewrite. Nao entendo.

  29. Fantástico.

    Estou vendo suas aulas praticamente 3 anos depois da publicação original e está sendo de grande ajuda.

    Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento.

  30. Boa tarde!
    Gostaria de saber melhor como faço para criar uma conta no cPanel, não entendi essa parte.
    Você explicou para quem ja entende do assunto, quem é leigo não entendeu. Poderia me ajudar?

Deixe um comentário

Milhões de páginas são hackeadas por ano.
Veja como proteger o seu site e não perder dinheiro.
Baixar eBook
close-image