Curso de WordPress – Aula 3 – Configurações Básicas do WordPress

Na terceira aula do curso gratuito de WordPress eu vou mostrar como configurar o WordPress após a instalação, você vai ver cada uma das opções e poderá escolher qual a configuração melhor para seu site, blog ou portal.

Parte 1:

Parte 2:

Não esqueça de deixar o seu comentário e se puder compartilhe com seus seguidores do Twitter e amigos do Facebook!

Avalie este post

47 comentários em “Curso de WordPress – Aula 3 – Configurações Básicas do WordPress”

  1. Olá, estou acompanhando o curso pelo youtube, fazendo um modelo localmente, estou com dúvida na 2ª parte dessa aula no momento que muda o link permanente, quando mudo de padrão para /%postname%/ e atualizo e clico em olá mundo não aparece a página, da erro, estou sem saber porque deu esse erro de não entrar a página, mas quando vou no post o endereço está com postname, esse erro pode ser porque estou localmente? Aguardo retorno.

    • Olá Suelen,

      quando você está trabalhando localmente pode acontecer isso, você deve habilitar o modo de reescrita o apache para resolver este problema 🙂

  2. Vou descrever qual era o problema que eu tenho:

    1- O arquivo .htaccess tinha as permissões corretas.
    2- Mesmo sem nenhum plugin, com o tema padrão dava o erro.
    3- Erro 404 após a mudança do PermaLinks pra qualquer outro sem ser o default.

    Como resolver este problema?

    • Olá Abner,

      Se o arquivo .htaccess está correto, eu recomendo você entrar em contato com o seu provedor e explicar a situação a eles,
      pois esse erro é o modo de reescrita desabilitado, mas se você configurou, fala com o provedor, ok 🙂

      Qualquer duvida só comentar 🙂

  3. Olá. Obrigado pelo excelente curso. Fiz meu blog hoje (20/11/11) mas foi instado a versão em inglês. Através do ftp tentei editar o arquivo da pasta language, qd olhei o arquivo , o mesmo ja está na versão em pT_Br só que o painel do admin está em inglês. Voltei no site do wordpress, baixei a versao 3.2.1 e subi na pasta content do serve substituindo os arquivos, mas mesmo assim continua em inglês.. Please, Help-me!!

    • Olá Marcio, quando você muda a URL você deve acessar o domínio com o www. se você já esta fazendo isso e ainda está com erro, acesse o banco de dados do WordPress, vá na tabela ” wp_options” e configure o nome do domínio na linha “siteurl”.
      Muitas vezes, você não consegue acessar o domínio, mas o login funciona, tente acessar colocando /wp-admin/ e mude a URL nas configurações.

      Abraço!

  4. Rick meu provedor traz o wp para ser instalado automaticamente. Observei q cria as pastas e td mais. Na configuração, qdo coloco na aba links permanentes o /%postname%/ e clico em salvar alterações aparece a msg: “A estrutura de permalinks foi atualizada. Remova a permissão de gravação do arquivo web.config agora!” Como eu identifico essa tal permissão q fala na msg?

    • Olá Claudio, isso é comum em servidores com o Windows, na maioria das vezes o WordPress funciona normalmente sem nenhum problema, em outros casos não funciona. O problema é que a plataforma Windows não tem as opções de gravação igual na plataforma Linux. Verifique com o seu provedor essa questão e considere trocar de plataforma, o plataforma Linux oferece mais compatibilidade com o WordPress. Se você já utiliza Linux, deixe o arquivo com permissão 0644. Abraço!

  5. estou começando, a estudar as videos aulas e gostaria de saber sua opinião sobre qual servidor vc me aconcelha usar para ospedar o meu site, se puder me mande um email, com sua opinião, valeu a e vc esta de parabens adorei o seu trabalho.

  6. Ola Rick, Parabéns pelo belo trabalho…Muito proveitosa suas aulas!

    Vc comenta em uma das aulas sobre o cursos de SEO. Aonde encontro esta aula no site?

    Obrigado e Forte Abraço!

  7. Olá, fiz a migração do blogger para o wordpress.com, aí importei para o .org , mas agora quando vou visualizá-lo, ainda vejo com o tema do wordpress.com , o que faço ??

    • Olá Juu, o WordPress.org vem com 2 temas. Para utilizar outros temas é necessário instala-los através da aba “Aparência” ou enviar a pasta do tema para o diretório “wp-content/themes” e posteriormente ativa-los. Abraço!

  8. Olá Rick, primeiro muito obrigado por disponibilizar esse conteúdo pra gente, ta ajudando de mais!
    Por enquanto só tive um problema, não consigo adicionar foto no post, criei as pastas uploads/ano/mês e mesmo assim não deu certo. Você sabe o que pode ser?

    Valeu!

  9. Olá, primeiramente parabéns e obrigada pelas aulas, são muito bem explicadas e está me ajudando muito!

    Gostaria de saber como faço para que não possam comentar em meus posts, artigos…

    Obrigada 🙂

  10. Olá Rick.

    Cara, muito obrigado e meus parabéns!
    É de pessoas igual a você que o mundo precisa.
    Embora eu saiba que suas aulas tem como interesse principal atrair trafego para o seu site, o que eu realmente espero que esteja dando muito certo, o seu conteúdo é fantástico e da pra perceber que você faz suas aulas com carinho e cuidado, cuidando dos mínimos detalhes.
    Eu sou professor de inglês e estou começando um curso de inglês online, mas como você já sabe o salário de um professor não lhe permite ao luxo de contratar um web designer para construir um site profissional para ele, então o que eu fiz foi que eu comprei o WYSIWYG 8.0 construí eu mesmo meu site. Ficou totalmente amador, mas pelo menos tenho um endereço para direcionar meus alunos.
    Mas eu sabia e sei que a melhor maneira de atraír trafego é um blog, então li alguns posts, baixei o wordpress e instalei. O problema é que eu não sei nada de blog, nunca postei nada, aí resolvi procurar um curso e encontrei o seu.
    Cara seu eu fizer sucesso com meu blog, eu juro pra você que vou escrever um post especial falando de seu portal e deus cursos e de seu profissionalismo. Muito obrigado mesmo, de coração. Eu espero que você consiga todo o sucesso do mundo, por que você merece. Teu trabalho é mil.
    Obrigado mesmo!

    Marcos André Trombetta

  11. Olá Rick. Cara eu preciso de uma ajuda sua.

    como lhe contei no comentário acima, sou um completo amador nesse negócio de programação, e daí eu estou aqui seguindo a risca os seus conselhos e fazendo passo a passo o que você diz para fazer, mas ao chegar em configurações “links permanentes”, ao clicar em salvar alterações apareceu a mensagem “Você precisa atualizar o seu arquivo web.config.
    Primeiro pediu para mim construir esse arquivo dentro da pasta raíz do meu site, mas como meu wordpresse está instalado em uma pasta dentro da pasta web que está na pasta raíz, eu construí o arquivo lá e daí editei o arquivo colocando nele o comando que eles indicam que é esse:

    Depois que fiz isso cliquei em atualizar e apareceu a mensagem: Você deve atualizar seu arquivo web.config agora. e daí ta escrito assim:
    Se o seu arquivo web.config fosse gravável, poderíamos fazer isto automaticamente. Como não é, aqui estão as regras de gravação que devem estar presentes no arquivo web.config. Clique dentro do campo e pressione CTRL + a para selecionar tudo. Em seguida insira essa regra dentro do elemento //// no arquivo web.config.

    E daí agora se foi o home. Não entendi mais nada e tudo o que tento fazer da errado.

    Será que você poderia por gentileza me ajudar?

    Obrigado!

  12. olá

    EM primeiro lugar quéro parabeniza-lo pelo curso e sua solidariedade deveria existir mais pessoas com éssa indole parabéns.

    Segundo queria que você indicasse uma empresa confiável para registro de domínio que me permita gerenciar a dns e uma boa hospedagem.

  13. Sinto muito ter que lhe dizer, mas aquela instrução sobre configuração que você sugere dá erro (Página não encontrada), quando você não clica na opção padrão (a primeira) na configuração de links permanentes. Somente depois que eu retornei à opção “padrão” o erro parou de acontecer.

    • Gerson, sinto muito em lhe dizer, mas a configuração funciona, provavelmente seu WordPress não tem permissão de criar o arquivo .htaccess no diretório e ocorre o erro. Verifique com o seu provedor de hospedagem. Abraço!

  14. Fiz elogios ao site em conversa com um amigo mas agora estou decepcionado. Fiz uma crítica neste espaço, não foi respondida e simplesmente eliminaram a crítica. Então, se não sabem ouvir críticas, deveriam tirar o site do ar.

    • Gerson, eu aprovo todos os comentários, elogios, duvidas ou criticas, se verificar nos posts irá encontra-los, irá encontrar também meus agradecimentos. Também se verificar com atenção irá encontrar seu comentário respondido, com um certo atraso, é verdade, pois durante a semana tive alguns contratempos pessoais. Peço desculpas pelo atraso em responder seu comentário, mas serei sincero: Não justifica um comentário desses, confesso que nunca recebi algo do tipo. Agradeço a visita e comentário. Abraço e sucesso!

      • Todos temos dias ruins, mas não devemos “descarregar” esse estresse nas pessoas. Você está certo: não merecia este tipo de comentário. Tenho que ter a humildade de desculpar-me. Abraços.

  15. Olá, Rick.
    estou acompanhando as vídeoaulas do seu curso e gostaria de saber como faço para acrescentar os campos: NOME, E-MAIL E WEBSITE no meu formulário de comentários, pois o mesmo somente tem as seguintes opções:
    “Deixar uma resposta
    Sessão iniciada como Roberto Carlos. Sair?
    Comentário”.
    E antes da opção “Publicar Comentários”, há a seguinte frase: “HTML tags are not allowed”. Eu posso tirar essa frase? Como eu faço?
    Um abraço e muito sucesso!
    Obrigado pelas vídeoaulas.

    • Roberto, é mostrado assim por que você está “logado” como Administrador, abra o seu site em outro navegador e você verá os campos :).
      Abraço!

Deixe um comentário

[eBook] 11 dicas para deixar o seu site WordPress mais Seguro!
Baixar Ebook
close-image

[eBook] 11 dicas para deixar o WordPress Seguro

Informe abaixo o seu melhor e-mail para receber gratuitamente o Ebook com 11 dicas para deixar o WP mais seguro.

Baixe o Ebook Grátis: