Sitemap.xml: GUIA DEFINITIVO

Você sabe o que é um sitemap.xml e por que o seu site precisa ter um? Neste artigo você vai aprender o que é e como criar um sitemap.xml para o seu site. Vamos aprender?

Sitemap.xml

Um sitemap.xml é o mapa do seu site, mais precisamente um arquivo com um mapa das página do seu site. Com aquele arquivo você pode ajudar e informar aos buscadores quais páginas você quer indexar nos resultados de busca.

O mapa do site, da uma “forcinha” para os buscadores (Leia-se Google) entender como o seu site está estruturado. Com isso, o Google vai saber listar corretamente todas as páginas do site nos seus resultados de busca. Consequentemente aquelas páginas poderão ter melhores posições.

Existem outros formatos de mapa do site, além do XML, como o TXT e Atom-RSS. Neste arquivo faremos do formato .XML, que é mais utilizado, conhecido e aceito nos buscadores.

Sitemap.xml

Benefícios

Ter um mapa com as URLs do seu site é um passo essencial no SEO. Entre diversos benefícios, listei alguns abaixo, confira:

  • Informa quando a página foi atualizada: É muito importante que os buscadores saibam quando você atualizou a página. Com essa informação no Sitemap os robôs de busca podem revisitar o conteúdo e atualiza-lo nos resultados de busca. O que levaria semanas para ser atualizado, pode ocorrer em horas ou dias.
  • Ajuda os buscadores a entenderem a estrutura do site: O Sitemap terá o link de todas as páginas do seu site e isso facilitará a indexação nos buscadores. Se você usa o WordPress, alguns plugins de SEO criam automaticamente o mapa do site em formato XML. Os plugins também pode criar mapas específicos para os posts, páginas, categorias, imagens e vídeos. Isso ajuda e muito o trabalho dos buscadores.
  • Informa aos buscadores o que indexar: Quando você envia manualmente uma URL ao Google os robôs vão indexar todos os links que encontrarem a partir daquele enviado. Em alguns casos isso pode não ser a melhor opção. Se você tiver uma página de login que não quer ser exibida nos resultados de busca. Outros exemplos como arquivos para download e páginas de administração não precisam aparecer nas buscas. Com o mapa do site você pode remover as URLs que você não quer indexar. Deixe apenas as URLs que você quer indexar nos buscadores.

Como criar um sitemap.xml

Criar um mapa do site em formato XML é algo relativamente fácil. Você não precisa ser um programador para criar esse arquivo. Abaixo separei dois exemplos que são os cenários mais prováveis. Aprenda:

Criar Sitemap.xml no WordPress

Se você usa o WordPress para gerenciar o seu site fica muito fácil criar o seu Sitemap.xml usando um plugin de SEO. Você pode fazer isso com alguns cliques. Confira no vídeo abaixo como criar um mapa do site no WordPress:

Sites sem gerenciadores

Caso você tenha criado o seu site em PHP ou outra linguagem e este não possui um gerenciador para a instalação de plugins, também é possui criar um Sitemap. Neste processo você precisará de uma ferramenta online de criação de Sitemap.

Eu recomendo o Screaming Frog (A versão gratuita permite criar mapas do site).

Depois de gerar o arquivo de mapa de site é necessário envia-lo para a raiz do seu site. O link será algo como “http://seusite.com.br/sitemap.xml”.

Enviar Site para o Google e Bing

Depois que você criar o mapa do seu site é fundamental envia-lo para os buscadores. Temos um artigo com vídeo aqui no site mostrando como enviar o site para o Google. No caso do bing, o processo é bem semelhante, basta você fazer um cadastro no Bing Webmasters, validar o seu site e enviar a URL do mapa do site.

Conclusão

Como você aprendeu, ter um Sitemap é essencial para que os buscadores possam indexar o conteúdo do seu site. Se você ainda não tem um mapa do site, siga o tutorial e crie agora esse importante recurso.

Para receber todo o conteúdo de SEO do iConectado Web, faça a sua inscrição na nossa Lista VIP, clique aqui.

Conseguiu criar o Sitemap.xml no WordPress? Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário e vamos conversar!

Sitemap.xml: GUIA DEFINITIVO
5 (100%) 7 vote[s]

4 comentários em “Sitemap.xml: GUIA DEFINITIVO”

Deixe um comentário

[eBook] 11 dicas para deixar o seu site WordPress mais Seguro!
Baixar Ebook
close-image

[eBook] 11 dicas para deixar o WordPress Seguro

Informe abaixo o seu melhor e-mail para receber gratuitamente o Ebook com 11 dicas para deixar o WP mais seguro.

Baixe o Ebook Grátis: